WORKSHOP II CFPA – CINEMATECA PARAENSE

WORKSHOP II CFPA – CINEMATECA PARAENSE

Entre os dias 23 e 25 de Setembro, no Auditória Eneida de Moraes (Palacete Faciola /MIS-PA) e na Discos ao Leo serão realizados os workshops do II CFPA – Cinemateca Paraense. As inscrições são gratuitas, limitadas à capacidade dos espaços, e podem ser feitas no site da Cinemateca Paraense (link na Bio) ou presencialmente 30 minutos antes dos eventos. São três atividades formativas sobre preservação audiovisual, teóricas e práticas para todo o público interessado no tema.

Os ministrantes serão Lila Foster, doutora  em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP e presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual – ABPA, Mariela Cantú,  mestre em Preservação da Imagem em Movimento pela Universidade  de Amsterdã e curadora audiovisual, e Leo Bitar, pesquisador musical e designer de som para multimeios.  O projeto é idealizado e coordenado por Deyse Marinho, museóloga e mestre em preservação do patrimônio cultural pela EBA – UFMG, e por Ramiro Quaresma, pesquisador e doutor em cinema pela EBA – UFMG. 

O “Segundo Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual” é uma produção do IMACA – Instituto de Museus, Artes e Cinema da Amazônia, com apoio da Discos ao Leo, apoio institucional da ABPA  – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, Museu da Imagem e do Som do Pará e Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Uma realização da Cinemateca Paraense a partir do Edital Circulação da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura e Governo Federal, FADESP, Secretaria  de Estado de Cultura e Governo do Pará.  

Informações e inscrições: cinematecaparaense.com e presencialmente, 30 minutos antes do início das atividades, nos locais de realização.

WORKSHOP

  • OS DESAFIOS DA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO BRASIL: do químico ao digital, com Lila Foster (23 >24 . SET > 14h – Auditório Eneida de Moraes / MIS-PA)
  • PRESERVAÇÃO DE VÍDEO MAGNÉTICO, com Mariella Cantú (25 . SET > 9 – 12 h / 14 – 18h – Auditório Eneida de Moraes / MIS-PA)
  • ÁUDIO EM SUPORTE MAGNÉTICO: tratamento e digitalização de fitas-cassete, com Léo Bitar (23 > 24 . SET > 9 h) realizada na Discos ao Léo, R. Campos Sales, 628, Bairro da Campina

LILA FOSTER

é curadora, preservadora audiovisual, e realizadora. Atua na preservação audiovisual há mais de 20 anos. Investiga a história e as práticas do cinema amador no país. Já ministrou cursos em instituições como o Instituto Moreira Salles e na Escola Pública de Audiovual Vila das Artes em Fortaleza(CE). Coordena o Talents Preservação – Festival do Rio e o Projeto Filmográfico – Arquivo Público do Distrito Federal. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Realizou em 2024 o curta “Três”, selecionado para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo. É a atual Presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

MARIELA CANTÚ

É preservadora audiovisual, realizadora, curadora e pesquisadora em Artes e Mídias Audiovisuais. Mestre em Preservação da Imagem em Movimento (Univ. de Amsterdã) e licenciada em Comunicação Audiovisual (Univ. Nacional de La Plata). Curou mostras de artes audiovisuais contemporâneas e editou publicações especializadas. Como artista, foi premiada em festivais nacionais e internacionais. 

LEO BITAR

é Designer de som para teatro, cinema e vídeo, em uma carreira de mais de 35 anos. Pesquisador musical e proprietário da loja, espaço cultural  e selo fonográfico Discosaoleo, lançando desde 2014 vinis e cassetes de diversos artistas paraenses. Radialista e produtor musical na Rádio Cultura do Pará (2014 – 2019). Operador e editor de áudio na FAAP (SP) entre 1993 e 1998. Graduado em Gestão e Produção de Eventos & Produção Cultural (UNAMA). Longa experiência em digitalização profissional de áudio analógico, vinil, cassete e fita de rolo, e outros formatos magnéticos.