“CARRO DOS MILAGRES” DE VOLTA AO CINEMA

O filme paraense “Carro dos Milagres”, lançado por Moisés Magalhães em 1991, está de volta às telas do cinemas. O filme curta-metragem que narra a saga de um promesseiro no Círio de Nazaré, inspirado no conto homônimo de Benedito Monteiro, e estava fora do circuito de exibição há mais de 20 anos. A obra filmada e finalizada em formato 16mm ganha um novo e vibrante formato de exibição a partir de seu escaneamento em resolução 4K realizada nos equipamentos do Laboratório de Preservação Audiovisual da UFF – LUPA, em Niterói.

O filme é um marco do cinema paraense que estava distante do público, realizado no final dos anos 1980 e lançado em 1991, é protagonizado por Rui Guilherme, com a presença no elenco de Natal Silva e Alberto Bastos, roteiro de Moisés, Januário Guedes e André Klotzel. A direção de fotografia de Chico Botelho, com assistência de câmera de Diógenes Leal, coloca o espectador junto com o protagonista na romaria de Nazaré mostrando uma procissão com uma qualidade de imagens que só pode ser vista a partir dessa nova digitalização..

A mostra ‘Memória do Cinema Paraense’ compõe a programação do 1º Ciclo de Formação em Preservação Audiovisual – Cinemateca Paraense, tem idealização e coordenação de Deyse Marinho, e Ramiro Quaresma. É uma realização da Cinemateca Paraense, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Edital de Formação Audiovisual), Fundação Cultural do Pará, Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Estado do Pará, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio institucional do SESC / FECOMÉRCIO / SENAC, LUPA-UFF e ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual..

Serviço:
“Memória do Cinema Paraense”
Exibição de versão digital em 4K do original em 16 mm de “Carro dos Milagres” (1991) de Moisés Magalhães com a presença de profissionais envolvidos na realização do filme.
Onde: Sala de Cinema do SESC Ver-O-Peso
Data: 10 de dezembro de 2024
Horário: 19h